Imagem1

A Associação Futsal de Fafe, é uma instituição sem fins lucrativos e, desde a sua fundação, em 2005, afirma-se como uma das mais ativas e dinâmicas do concelho de Fafe, tendo inclusive sendo nomeada para o prémio “Coletividade Revelação do ano 2013” pelo semanário local Notícias de Fafe.
Este projeto desponta na sequência da elevada expansão e crescimento exponencial da modalidade de futsal, precisando de apenas 15 anos para ser considerada a modalidade de pavilhão mais praticada em Portugal, somando um total de 64.619 atletas federados. Consequentemente, o interesse dos mais novos por este desporto tem vindo a acompanhar o crescimento da modalidade, sendo a modalidade que mais desperta interesse no desporto escolar, com mais de 35 mil participantes.
Assim, pretendemos sobretudo incutir a prática de hábitos de vida saudáveis na sociedade, desde adultos a crianças e jovens em idade escolar, desempenhando papel fundamental no desenvolvimento físico e cognitivo. Estes fatores revelam-se como principais percursores para a educação e evolução cidadania e concludentemente da sociedade.
Como tal, o crescente interesse pela modalidade e os benefícios à prática desportiva, demonstram assim o enorme potencial do futsal como veículo de formação da sociedade atual e de gerações futuras.
Através de todos estes pressupostos, temos vindo a executar diversas atividades e eventos desportivos para a comunidade local e regional, usando sempre o futsal como a nossa principal bandeira e motivação. Em 2014/15 fomos responsáveis pela criação e implementação de um plano desportivo abrangente, através da execução de uma liga de futsal concelhia para crianças e jovens em idade escolar, uma liga de futsal para adultos e ainda uma outra complementar para adultos com idade superior a 35 anos.
Dada a dinâmica e proatividade desta instituição, iniciámos em 2014 um projeto de prática desportiva federada, de forma a divulgar fora de portas todo o nosso trabalho desenvolvido até então. Atualmente, com uma equipa sénior, e atualmente vice-campeã distrital, o projeto abre portas em 2015 à criação de uma academia para os mais novos.
Como tal, esta instituição apresenta-se em elevada expansão, não só em Fafe, como também e cada vez mais, na região, dando passos firmes e sustentáveis em busca da sua afirmação como modelo a seguir.